domingo, 16 de agosto de 2015

Teatro Social

Teatro Social


Não consiste em passar ao publico o que ele deva fazer, mas sim mostrar a realidade dos fatos sociais para que, por meio da exposição dos fatos, o publico desperte a atenção para sua própria realidade e com isso, por meio de sua analise pessoal, busque uma solução ou um entendimento.

O Teatro Social é por isso um teatro civil, ou melhor um teatro  de valores, nas diferente do teatro politico: não tem verdades ideológicas para afirmar, mas verdades das relações humanas para pratica, em outras palavras, o teatro social visa que o publico transforme a sociedade na qual está inserido. É no teatro social que o publico  toma de certa forma, consciência de sua situação de eminente crise, pois percebe, por meio dos questionamentos e sugestões do espetáculo, o quanto a situação é desfavorável .

 Pois toda obra de arte ou mesmo manifestação artística não se propõe a dar respostas,mas , principalmente a levantar questionamentos,  ou indagação, que o publico , instigado pela peça ou obra de arte, encontrará respostas para sua própria angustia, suprindo desejos, ansiedade, necessidades individuais ou coletivas.

Artistas que abordaram questões Sociais...

     "Quando se diz que o teatro deve ser unicamente social, não se trata, em realidade, de um teatro politico e, por certo, em tal direção ou tal outra.
Ser social é uma coisa; ser 'socialista' ou 'fascista' é outra coisa - é a expressão de uma tomada de consciência insuficiente." 
Eugène Ionesco


"Atores somos todos nós, e cidadão não é aquele que vive em sociedade: É aquele que a transforma".


Augusto Boal



"Para quem tem uma boa posição social,
falar de comida é coisa baixa.
É compreensível: eles já comeram." 
Bertolt Brecht



Tantos outros que, de alguma forma, sonharam minimamente com um ideal de transformação. Uma manifestação critica contundente de uma realidade exposta artisticamente, muitas vezes ridicularizada não pelo riso, mas sim por seu próprio contexto!




Um comentário: