sexta-feira, 11 de julho de 2014

Voz da Tridimensionalidade

20,20,20,20,20....  
Voz da Tridimensionalidade

Objetivo construir o percurso muscular para a ação vocal, estabelecer a estrutura corporal necessária para potencializar a voz enquanto meio de expressão corporal. Voz também é corpo, ou seja, ela é uma extensão deste que se apoia na respiração, na musculatura e no sistema ósseo. Estrutura corporal é nosso ponto de partida, deixando-se de lado, a princípio, o trabalho com a voz.  Vamos trabalhar um corpo tridimensional, equilíbrio precário, enraizamento, dinamização da energia através do movimento, impulsos, vibração, memoria muscular. Esses elementos estão ligados ao trabalho pratico do ator, precisam ser vivenciados primeiramente pelo corpo para depois serem compreendidos e sistematizados intelectualmente.
Os exercícios de tridimensionalidade objetivam a projeção das partes do corpo para direções distintas do espaço. O equilíbrio precário trabalha com o deslocamento do eixo do corpo para uma situação de desequilíbrio, fazendo o ator encontrar novas maneiras de utilizar seu corpo, o enraizamento amplia a base do corpo: pés, pernas e bacia.

O inicio do treinamento apoiou-se na seguinte sequencia:
·     *Aquecimento individual
·        * Postura Inicial
·        * Preencher espaço vazio
·         *Espreguiçar o corpo no chão
·         *Espreguiçar o tronco e do quadril saindo do chão
·         *Espreguiçar o corpo explorando a tridimensionalidade do corpo pelo espaço.
·         *Explorar o espaço níveis baixo, médio e alto.
·         *Deslocar-se o espaço com movimentos grandes
·         *Aprender a usar diafragma como apoio
·         *Equilíbrio sobre um pé
·         *Resistência pulo 16
·         *Respiração Si-fu-chi-pá.
·         *Exercícios de Voz “Coral”  Oh.
·         *Movimentos tridimensionais em 3 patas
·         *Lançar flecha com partes do corpo, lançando a voz junto.
·         *Dinamizar a velocidade do deslocamento tridimensional em 20 tempos (20,20)
·         *Escutar, enquanto se está parado, os impulsos gerados no corpo pela dinamização do movimento, mas que estão impedidos de manifestar-se exteriormente.
·         *Sustentar o máximo dos impulsos em 20 tempos
·         *Parar. Fazer manutenção dos impulsos lançados o corpo para fora apenas mentalmente, ou seja, na intenção.




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