Jogos Teatrais
O que seria
Jogos Teatrais?
Talvez seja a primeira pergunta em sua mente, então vamos lá
responder. Os jogos é qualquer estrutura que possa ser utilizado no teatro,
sejam dramáticos (a partir de textos de teatro), cenas, esboços ou
improvisações, ou também na forma de jogos lúdicos ou brincadeiras, para uma
forma mais clara de entendimento, os jogos teatrais são a designação (nomeação)
dos jogos improvisacionais feitos pela diretora teatral norte- americana Viola
Spolin, para preparação de atores profissionais ou na utilização do teatro para
iniciantes ou mesmo nas atividades escolares.Mais que um método para atores e também para o ensino de teatro para crianças, o trabalho de Spolin pode ser considerado altamente social. Ela foi uma das pioneiras do teatro improvisacional, influenciando até hoje diversas companhias. Seu trabalho foi diretamente influenciado por Neva Boyd.
Foi neste trabalho que Spolin percebeu a necessidade de um sistema de treinamento teatral que fosse de fácil entendimento e que pudesse superar as barreiras culturais e étnicas. Baseada no treinamento com Neva Boyd, ela desenvolveu novos jogos teatrais.O sistema de Jogos Teatrais desenvolvido por Viola é estendido até hoje a um número cada vez maior de áreas de conhecimento e ações sociais, sendo utilizados tanto para a formação de atores (amadores e profissionais), quanto na educação de crianças e adolescentes, em escolas e instituições sociais, programas voltados para saúde mental e centros de reabilitação. De acordo com Spolin:
Foi neste trabalho que Spolin percebeu a necessidade de um sistema de treinamento teatral que fosse de fácil entendimento e que pudesse superar as barreiras culturais e étnicas. Baseada no treinamento com Neva Boyd, ela desenvolveu novos jogos teatrais.O sistema de Jogos Teatrais desenvolvido por Viola é estendido até hoje a um número cada vez maior de áreas de conhecimento e ações sociais, sendo utilizados tanto para a formação de atores (amadores e profissionais), quanto na educação de crianças e adolescentes, em escolas e instituições sociais, programas voltados para saúde mental e centros de reabilitação. De acordo com Spolin:
A maioria dos jogos é altamente social e propõe um problema que deve ser solucionado – um ponto objetivo com o qual cada indivíduo se envolve e interage na busca de atingi-lo. Muitas habilidades aprendidas por meio do jogo são sociais.(SPOLIN)
Ela justifica e reafirma o caráter social que os jogos podem ter, passando a ser não apenas um método para atores, mas um facilitador para a integração social e para o desenvolvimento do trabalho em grupo.
Como utiliza-lo?
Esse método pretende desenvolver a autonomia de cada "jogador" e a atitude de colaboração em grupo.
Os jogos são simples e baseia-se na resolução de problemas,esse é o objetivo do jogo e todas as regras são criadas com foco nesse objetivo. Essas regras incluem a estrutura dramática, Onde / Quem / O que, o foco, o acordo do grupo, as instruções e a avaliação. O onde diz respeito ao ambiente ou cenário, trazendo a noção de localização; o quem está ligado ao personagem ou relacionamento, trazendo ao jogador a relação com os eventos cotidianos; e o que está ligado diretamente à ação, ou seja, as interações do jogador e os objetivos a serem executados.
O foco não é o objetivo do jogo. Ele está mais ligado a energia canalizada e direcionada ao objetivo. Quando todos os jogadores conseguem manter o foco no objetivo as soluções práticas para o problema começam a surgir, assim como uma cumplicidade entre os jogadores que assumem juntos a responsabilidade da solução.É importante ressaltar que as regras existem, mas não como limitantes e sim como condutoras do trabalho. A regra serve para manter o jogador dentro do jogo, mas também para relembra-lo e conduzi-lo ao seu objetivo. Contanto que se faça o que foi proposto no jogo, ou seja, solucionem os problemas propostos (objetivo), os jogadores podem fazer o que quiserem, estão livres para criar situações.
Como é feito a avaliação dos jogos?
A avaliação pelo método Spolin deve ser sempre construtiva e baseada em indicações, nunca em criticas, julgamentos ou depreciação. A autora indica que essa avaliação se faça por meio de questionamentos, fazendo com que o próprio jogador, ao responder os questionamentos, perceba os pontos a serem melhorados e os autoavalie. O instrutor não deve nunca expor o jogador de maneira negativa, e sim encoraja-lo a entender os próprios deslizes e a buscar melhores maneiras de resolver a situação.
Como utiliza-lo?
Esse método pretende desenvolver a autonomia de cada "jogador" e a atitude de colaboração em grupo.
Os jogos são simples e baseia-se na resolução de problemas,esse é o objetivo do jogo e todas as regras são criadas com foco nesse objetivo. Essas regras incluem a estrutura dramática, Onde / Quem / O que, o foco, o acordo do grupo, as instruções e a avaliação. O onde diz respeito ao ambiente ou cenário, trazendo a noção de localização; o quem está ligado ao personagem ou relacionamento, trazendo ao jogador a relação com os eventos cotidianos; e o que está ligado diretamente à ação, ou seja, as interações do jogador e os objetivos a serem executados.
O foco não é o objetivo do jogo. Ele está mais ligado a energia canalizada e direcionada ao objetivo. Quando todos os jogadores conseguem manter o foco no objetivo as soluções práticas para o problema começam a surgir, assim como uma cumplicidade entre os jogadores que assumem juntos a responsabilidade da solução.É importante ressaltar que as regras existem, mas não como limitantes e sim como condutoras do trabalho. A regra serve para manter o jogador dentro do jogo, mas também para relembra-lo e conduzi-lo ao seu objetivo. Contanto que se faça o que foi proposto no jogo, ou seja, solucionem os problemas propostos (objetivo), os jogadores podem fazer o que quiserem, estão livres para criar situações.
Como é feito a avaliação dos jogos?
A avaliação pelo método Spolin deve ser sempre construtiva e baseada em indicações, nunca em criticas, julgamentos ou depreciação. A autora indica que essa avaliação se faça por meio de questionamentos, fazendo com que o próprio jogador, ao responder os questionamentos, perceba os pontos a serem melhorados e os autoavalie. O instrutor não deve nunca expor o jogador de maneira negativa, e sim encoraja-lo a entender os próprios deslizes e a buscar melhores maneiras de resolver a situação.
Estou lendo o livro Jogos teatrais na sala de aula e está sendo muito bom p eu aplicar nos ensaios e nas oficinas.
ResponderExcluirboa postagem!
Ótima postagem, me ajudou a compreender a importância dos jogos teatrais...
ResponderExcluirWynn Casino & Resort - Las Vegas NV - JRM Hub
ResponderExcluirDiscover Wynn 용인 출장마사지 Las Vegas, United States 광주광역 출장샵 and explore other great destinations in 평택 출장마사지 Las 영주 출장안마 Vegas, Nevada, including our Casino at the Rio All-Suite Hotel and 과천 출장마사지 Casino.